IPSAT – Quem Somos?
A Igreja Presbiteriana do Jd. Satélite é uma igreja que adora a Deus, segue a Jesus Cristo e tem o compromisso de viver e pregar o Evangelho da Graça, sob o poder do Espírito Santo.
Somos herdeiros da tradição reformada, cujos princípios conservamos com fidelidade.
Como igreja, desejamos semear a paz, a justiça e a solidariedade entre as nações, identificados com a realidade brasileira.
- História da IPSAT
- História do bairro Jardim Satélite
- História do Presbiterianismo
- Igreja Reformada
- Doutrina
- Organograma da IPB
No final da década de 70, começamos com um ponto de pregação na casa do Sr. Etelvino e Sra. Isaíra Oliveira. Cerca de 10 anos mais tarde, como congregação da Igreja Presbiteriana de São José dos Campos, mudamos para o atual endereço e, em 27 de fevereiro de 1982, fomos organizados como Igreja Presbiteriana do Jardim Satélite, carinhosamente chamada de IPSAT.
Fazemos parte da Igreja Presbiteriana do Brasil, fundada em 1862 pelo missionário Ashbel Green Simonton. Somos uma igreja de confissão reformada, temos a Bíblia como a Palavra de Deus e nossa única regra de fé e prática.
Servimos a Deus com alegria, proclamando o evangelho de Jesus Cristo, aquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
Nossa Visão
Uma igreja para a gória de Deus.
Nossa Missão
Ser uma igreja que adora a Deus, segue a Jesus Cristo e, sob o poder do Espírito Santo, vive e prega o evangelho da graça semeando a paz, a justiça, e a solidariedade entre todas as nações.
Nosso Desafio
No essencial, unidade.
No não essencial, liberdade.
Em tudo, amor!
O bairro Jardim Satélite de São José dos Campos originou-se a partir de uma propriedade localizada entre o Córrego Senhorinha e o Ribeirão Vidoca, seu núcleo inicial, posteriormente expandido-se à sudoeste. Até 1946, esta localidade era representada nas plantas da prefeitura municipal como uma área de cultivo de eucaliptos, onde situava-se a fazenda Santana.
Ao longo da década de 1950, a região do atual Jardim Satélite aparece sob a denominação de Campos de São José, tendo a sua volta a colônia Paraíso, o Aeroporto e uma localidade denominada Jardim. De acordo com testemunhos de antigos moradores do bairro, os primeiros tempos do Jardim Satélite foram marcados por um ambiente tipicamente rural, sem infra-estrutura nenhuma – sem água encanada nem energia elétrica. O bairro recebeu o nome “Satélite” devido as viagens espaciais que o homem estava fazendo na época.
A princípio, o bairro foi denominado Satélite Industrial por ter sido projetado como uma área destinada a instalação de indústrias e residenciais, mas a idéia de bairro industrial ficou de lado devido à falta de infra-estrutura básica e o desinteresse das industrias.
O bairro passou por duas fases em sua formação: primeiro surgiram algumas casas particulares onde os moradores adquiriram seus lotes e construíram suas casas com recursos próprios; depois foram construídas casas pela Companhia Satélite de Terrenos, através de verba liberada pelo Baco Nacional de Habitações (BNH), que possibilitou o rápido adensamento do bairro.As casas financiadas pelo BNH praticamente triplicaram a população do bairro, e dividiu-o em duas partes, denominadas pela população do bairro como Satélite Novo (formado pelas casas do BNH) e Satélite Velho (próximo a Via Dutra).
Hoje um dos principais bairros da cidade, o Jardim Satélite administrou, durante seu processo de formação, crises sociais com o fechamento da Indústria Alpargatas e com as demissões das indústrias bélicas. Nesse período, em que a população do bairro viu grandes indústrias fecharem suas portas, também foi o momento do nascer de grandes centros comerciais, além da formação de ruas comerciais como a Av. Cassiopéia e a Av. Andrômeda – que hoje ligam o “Satélite Novo” e o “Satélite Velho”.
As origens históricas mais remotas do presbiterianismo remontam aos primórdios da Reforma Protestante do século XVI. Como é bem sabido, a Reforma teve início com o questionamento do catolicismo medieval feito pelo monge alemão Martinho Lutero (1483-1546) a partir de 1517. Em pouco tempo, os seguidores desse movimento passaram a ser conhecidos como “luteranos” e a igreja que resultou do mesmo foi denominada Igreja Luterana.
O QUE É IPB
A Igreja Presbiteriana do Brasil é uma federação de igrejas que têm em comum uma história, uma forma de governo, uma teologia, bem como um padrão de culto e de vida comunitária. Historicamente, a IPB pertence à família das igrejas reformadas ao redor do mundo, tendo surgido no Brasil em 1859, como fruto do trabalho missionário da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos.
DENOMINAÇÕES PRESBITERIANAS NO BRASIL
A Igreja Presbiteriana do Brasil é a mais antiga denominação reformada do país, tendo sido fundada pelo missionário Ashbel Green Simonton (1833-1867), que aqui chegou em 1859. Mais tarde, ao longo do século 20, surgiram outras igrejas congêneres que também se consideram herdeiras da tradição calvinista. São as seguintes, por ordem cronológica de organização: Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (1903), com sede em São Paulo; Igreja Presbiteriana Conservadora (1940), com sede em São Paulo; Igreja Presbiteriana Fundamentalista (1956), com sede em Recife; Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil (1975), com sede em Arapongas, Paraná, e Igreja Presbiteriana Unida do Brasil (1978), com sede no Rio de Janeiro.
REV. ASHBEL GREEN SIMONTON
Ashbel Green Simonton (1833-1867), o fundador da Igreja Presbiteriana do Brasil, nasceu em West Hanover, no sul da Pensilvânia, e passou a infância na fazenda da família, denominada Antigua. Eram seus pais o médico e político William Simonton e D. Martha Davis Snodgrass (1791-1862), filha de um pastor presbiteriano. Ashbel era o mais novo de nove irmãos. Os irmãos homens (William, John, James, Thomas e Ashbel) costumavam denominar-se os “quinque fratres” (cinco irmãos). Um deles, James Snodgrass Simonton, quatro anos mais velho que Ashbel, viveu por três anos no Brasil e foi professor na cidade de Vassouras, no Rio de Janeiro. Uma das quatro irmãs, Elizabeth Wiggins Simonton (1822-1879), conhecida como Lille, veio a casar-se com o Rev. Alexander Latimer Blackford, vindo com ele para o Brasil.
ESBOÇO HISTÓRICO
Atualmente existem no Brasil várias denominações de origem reformada ou calvinista. Entre elas incluem-se a Igreja Presbiteriana Independente, a Igreja Presbiteriana Conservadora e algumas igrejas criadas por imigrantes vindos da Europa continental, tais como suíços, holandeses e húngaros. No entanto, a maior e mais antiga denominação reformada do país é a Igreja Presbiteriana do Brasil. Ao mesmo tempo, convém lembrar que, já nos primeiros séculos da história do Brasil, houve a presença de calvinistas em nosso país.
IMPLANTAÇÃO DA IPB (1859-1869)
O surgimento do presbiterianismo no Brasil resultou do pioneirismo e desprendimento do Rev. Ashbel Green Simonton (1833-1867). Nascido em West Hanover, na Pensilvânia, Simonton estudou no Colégio de Nova Jersey e inicialmente pensou em ser professor ou advogado. Influenciado por um reavivamento em 1855, fez a sua profissão de fé e, pouco depois, ingressou no Seminário de Princeton. Um sermão pregado por seu professor, o famoso teólogo Charles Hodge, levou-o a considerar o trabalho missionário no estrangeiro. Três anos depois, candidatou-se perante a Junta de Missões da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos, citando o Brasil como campo de sua preferência. Dois meses após a sua ordenação, embarcou para o Brasil, chegando ao Rio de Janeiro em 12 de agosto de 1859, aos 26 anos de idade.
A Fé Reformada adota todas as doutrinas apostólicas estabelecidas na Bíblia e formuladas em credos pelos grandes concílios ecumênicos da Igreja Primitiva. Ela é um relacionamento com Deus, através da mediação de Jesus Cristo, baseado no Evangelho revelado por Ele e pelas Escrituras Sagradas.
O conteúdo desse trabalho é seletivo e não abrange toda a fé cristã; não se pretende nem objetiva oferecer um resumo exaustivo da fé Reformada, antes aborda os princípios reformados, a Teocentricidade, a eleição, o sacrifício de Cristo e a Graça Irresistível de Jesus por nós, pecadores.
Os Símbolos de Fé oficiais da Igreja Presbiteriana do Brasil são: Confissão de Fé de Westminster, Catecismo Maior de Westminster e Breve Catecismo de Westminster.
Confissão de fé de Westminster (download)
Catecismo maior de Westminster (download)
Breve catecismo de Westminster (download)